Inulina - Fontes naturais de alimentos e uma receita de tintura

Eu era criança quando ouvi falar de inulina pela primeira vez. Cultivamos muitos de nossos próprios alimentos e, quando compramos alimentos comprados em lojas, minha mãe sempre tentava encontrar coisas que eram quase naturais. Um deles era um café que continha chicória. Era forte e escuro, mas com uma degustação muito boa. Eu li que continha inulina e pesquisei para descobrir exatamente o que era.

O que é inulina?

A inulina é um polissacarídeo de ocorrência natural. Ele se converte em frutose no estômago na presença de ácido clorídrico. A frutose forma glicogênio no fígado sem a necessidade de insulina. O resultado é um aumento mais lento do açúcar no sangue, frequentemente referido como tendo um índice glicêmico mais baixo. Isso torna os alimentos ricos em inulina uma boa opção para diabéticos e hipoglicêmicos.



Às vezes, os médicos podem ser difíceis de seguir, então basicamente significa que o açúcar no sangue não aumenta rapidamente, assim como acontece com alimentos do tipo sacarose, ou à base de açúcar, como rosquinhas e refrigerantes. Comer ou beber essas coisas pode resultar em um aumento acentuado no açúcar no sangue e, se não houver proteína para mantê-lo firme, ela poderá cair rapidamente ou falhar. Manter o açúcar no sangue regular é bom não apenas para os diabéticos, mas também para aqueles que tentam perder peso.

Alimentos ricos em inulina

Muitas coisas que você come contêm inulina. Cerca de 3.600 dos alimentos que ingerimos o contêm. Mas quais são as melhores fontes disso? Aqui está uma lista de alguns dos alimentos que contêm naturalmente as maiores quantidades de inulina:

  • Agave
  • Alcachofra (globo)
  • Banana
  • Raiz de bardana
  • Chicória (a erva, não a alface)
  • Coneflower (incluindo echinacea)
  • Raiz-leão
  • Alho
  • Alcachofra de jerusalem
  • Jicama
  • Parecia
  • Cebola
  • Inhame selvagem

Esta não é de forma alguma uma lista exaustiva, há muitas mais. Alguns estão disponíveis como substitutos de chá ou café, como coneflower e chicória, e até raiz de dente de leão torrado. Alguns estão disponíveis em lojas de alimentos naturais, como folhas de agave e alcachofra de Jerusalém. E alguns podem ser encontrados na natureza, como raiz de bardana e inhame selvagem. Seja como for, certifique-se de que eles não sejam de uma área em que pesticidas e herbicidas possam ser usados. Escolha dentes-de-leão e chicória em um campo, não na beira da estrada.

Usando e preparando alimentos ricos em inulina

Para alguns, os alimentos ricos em inulina podem produzir gases e inchaço, especialmente quando cozidos. Use esses itens com moderação se estiver cozinhando ou crua. Adoro sunchokes (outro termo para alcachofra de Jerusalém) lavados e cortados em pedaços servidos crus com outros vegetais e molho de endro. Ou corte-as e jogue-as em saladas. Jicama pode ser tratado da mesma maneira. Ou eles podem ser fatiados e cobertos com suco de limão espremido e uma mistura de sal, pimenta caiena e suco de limão desidratado. Isso também é ótimo em relação às frutas. Coneflower e bardana podem ser transformados em tinturas e consumidos diariamente para melhorar a digestão.

Fazendo uma Coneflower Rica em Inulina (Echinacea) ou Tintura de Bardana

instruções

  1. Limpe a raiz que você usará e corte-a bem. (encontre raiz orgânica de Echinacea aqui ou raiz orgânica de bardana aqui)
  2. Coloque cerca de um copo de raiz picada em um jarro de quart e cubra-o com álcool. Você pode usar qualquer coisa com mais de 40% de álcool, então eu uso vodka. Não possui cor, sabor ou cheiro, por isso assumirá o sabor do que quer que eu esteja fazendo.
  3. Cubra e agite bem. Deixe essa mistura ao sol por algumas semanas ou até que a mistura fique com uma cor mais escura.
  4. Quando estiver pronto, coe a matéria vegetal e composte-a. O líquido resultante é a sua tintura.
  5. Transfira para um frasco de vidro âmbar com um conta-gotas. Rotule bem e guarde em um local escuro e fresco. Essa tintura é boa por alguns anos.

Usar

Tome 5-6 gotas por dia. Apenas os coloco na minha língua e engulo, mas se estiver realmente amargo, colocarei um pouco de café em uma xícara, adicione a tintura e beba rapidamente.

Recentemente, a indústria de alimentos vem alcançando a inulina. Eu já vi substitutos do café feitos de raiz de chicória e dente de leão, chás e tintura feitos com todos os tipos de ervas que contêm inulina e hoje vi uma caixa de macarrão que dizia “feito com farinha de alcachofra de Jerusalém”. O que eles vão pensar a seguir ?

Cresça seus próprios!

Alimentos ricos em inulina podem ser cultivados com bastante facilidade. Sunchokes são nativos das Montanhas Apalaches, mas crescerão em qualquer lugar. Lembro-me deles crescendo no quintal que tínhamos em Vadnais Heights, Minnesota, que estava na zona 4. Estou na zona 6b / 7a agora e sei que eles crescerão mais ao sul, na Carolina do Sul e na Geórgia. Eles podem ser invasivos, portanto, dê muito espaço para eles correrem. Na primavera passada, recebi mais de 6 kg de sunchokes de 3 plantas. Eu as desenterrei e as levei comigo e agora estou plantando em todos os meus 6 acres. Eu pareço ter muitos deles!

Sunchokes não é a única coisa que você pode cultivar. Bardana é uma erva daninha desagradável, produzindo vagens de sementes de rebarbas com espinhos em forma de gancho. Para resolver esse problema e colocar mais energia na raiz, corte as cabeças das flores roxas quando elas terminarem de florescer. Colha a raiz no outono. A chicória é uma flor azul pálida que cresce na berma da estrada. Desenterre alguns (com a permissão do proprietário) e coloque-os em pleno sol em seu jardim. Colha essas raízes no outono também. E qualquer jardineiro sabe que você pode cultivar cebolas, alho e alho-poró facilmente no jardim. Colha-os a qualquer momento.

Considerações de segurança para a inulina

Como não somos médicos, verifique com seu médico antes de usar qualquer alimento para combater doenças. A maioria dos médicos está ciente dos riscos e benefícios dos fitoterápicos, mas pode ser necessário consultar um fitoterapeuta para obter conselhos, especialmente se estiver grávida ou amamentando. Enquanto a inulina é listada como GRAS (geralmente considerado seguro), nem todas as plantas reagem da mesma forma com todos os corpos, e algumas pessoas podem experimentar reações indesejáveis ​​ao consumir inulina. E no caso da inulina, seria uma boa idéia ir devagar e aumentar o consumo à medida que avança, o mesmo que acontece com qualquer novo alimento.

Você já tentou inulina para controlar o açúcar no sangue?

O que você acha dos alimentos ricos em inulina que você provou?


Sobre O Autor

Carla Gozzi

Carla Gozzi Nasceu Em Modena, 21 De Outubro, 1962 E Vive Entre Sua Cidade Natal, Milão E Nova York. Ela Começou A Trabalhar No Campo Da Moda Como Um Estilistas Assistentes, Incluindo Jean-Charles De Kastelbayaka, Christian Lacroix, Calvin Klein E Ermanno Servin. Charles Também Está Participando Como Observador Em Desfiles De Moda E Foi Um Treinador Em Grande Estilo.