O incenso e a mirra foram usados como agentes de cura desde os tempos bíblicos. Vamos examinar várias maneiras de usá-las, incluindo uma receita de tintura e uma receita de sabão.
E, entrando em casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostraram-se e o adoraram; e, abrindo os tesouros, ofereceram presentes; ouro, incenso e mirra. (Mateus 2:11)
O incenso e a mirra têm sido usados na ciência das ervas há séculos. Diz-se que o tempo de Cristo é por volta do ano 5 aC, e ambos são usados há séculos, mesmo além disso. (fonte)
Tanto o incenso quanto a mirra são resinas - seiva endurecida das árvores. Em ambos os casos, as árvores são cortadas e podem sangrar. A seiva que sai das árvores endurece e forma miçangas ou lágrimas. Embora o incenso seja usado para incenso e a mirra seja usada principalmente em preparações orais, ambas têm muito mais. usos.
Usos para incenso e mirra
- Incenso é usado como um auxílio na digestão. Pode ser mastigado como chiclete ou vapor destilado. Também pode ser transformado em uma tintura e levado conforme necessário. Veja a receita abaixo para fazer sua própria tintura.
- Incenso também tem sido usado para artrite. As lágrimas podem ser infundidas em óleo e transformadas em pomada.
- Tanto o incenso como a mirra são usados há séculos como incenso. Eles foram queimados e colocados no carvão para fumar. Ambos também foram utilizados na mumificação e na preparação de corpos para o enterro. As propriedades antibacterianas de ambos os compostos podem ajudar a purificar o ar e ajudar na preservação em ambos os casos. (fonte)
- A mirra tem sido usada para problemas femininos, incluindo problemas de menstruação, menopausa e tumores uterinos. (fonte)
- Como o incenso, a mirra também tem sido usada para artrite.
- A mirra tem sido usada por muito tempo para tratamentos orais. Diminui a inflamação na boca e pode matar bactérias. Isso o torna uma grande ajuda em úlceras na boca, problemas dentários e outros problemas bucais.
- A mirra também tem sido usada para hemorróidas, possivelmente devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
Muitas fontes repetem várias vezes sobre como o incenso e a mirra foram dados à criança de Cristo como um presente junto com o ouro. Foi perguntado por que esses dois itens foram escolhidos quando outras especiarias e metais eram mais valiosos na época. Foi descoberto que ambos valiam seu peso mais do que ouro na época e não estavam em bom estoque.
Tempos mais recentes mostraram que o cultivo de incenso e mirra está aumentando. Enquanto as plantas selvagens estão diminuindo, as plantas cultivadas estão aumentando. A região natural em que crescem é a África e áreas adjacentes, mas a pesquisa mostrou que elas podem ser cultivadas em estufas ao redor do mundo. Existem várias árvores (ou mais arbustos, como estão) em exibição nos jardins botânicos de todo o mundo. Alguns anos atrás, havia um belo exemplar de incenso no Conservatório de Como Park, em St Paul, Minnesota. Muitos outros podem ser encontrados em locais semelhantes.
Onde encontrar incenso e mirra
Lágrimas ou miçangas de incenso e mirra podem ser encontradas on-line ou nas lojas de produtos naturais. (Encontre pérolas de resina de incenso colhidas aqui e resina de mirra colhidas aqui.)
Eles também são fáceis de usar como óleo essencial. O óleo pode ser adicionado a pomadas e loções, cristais de banho e sabonetes. (Encontre o óleo essencial de incenso orgânico aqui e o óleo essencial de mirra aqui.)
Você também pode comprar um extrato para usar em preparações orais ou fazer o seu próprio. Aqui está uma maneira simples de fazer um extrato ou uma tintura de incenso, mirra ou ambos:
Tintura de incenso e mirra
Ingredientes e suprimentos
- 1 xícara de contas de resina de incenso, resina de mirra ou ambas
- 4 xícaras de álcool etílico (ou seja, vodka), de preferência 90%
- jarra de vidro grande (como esta).
Método
Coloque lágrimas ou contas no pote e cubra com álcool. Deixe descansar por algumas semanas em um parapeito ensolarado da janela, tremendo diariamente. Muitos dos sólidos se dissolverão. Coe os sólidos restantes e guarde-os em um frasco de vidro colorido (como este), longe da luz e do calor. Rotular bem as garrafas.
Usar
Coloque 5-10 gotas em 8 onças de água e tome uma vez por dia. Esta mistura também pode ser usada diretamente em feridas.
Deseja incluir incenso e mirra em alguns de seus presentes este ano? Aqui está uma receita para o meu sabonete de Natal favorito.
Sabão de glicerina com aroma de férias
Ingredientes e suprimentos
- 1 libra de base de sabão de glicerina clara (encontre aqui)
- óleo essencial de incenso e mirra (encontre-os aqui)
- flocos de ouro (encontre-os aqui)
- molde de sabão (encontre aqui)
Método
Coloque sabão suficiente para encher o molde em um recipiente resistente ao calor e leve ao microondas por 30 segundos por vez. (Muitos moldes de sabão produzem barras de 90 gramas.) Depois de derretido, adicione 5 gotas de cada incenso e mirra e mexa. Verifique se há perfume e adicione mais, se quiser. Adicione alguns flocos de ouro e mexa. Se os flocos flutuarem ou afundarem, mexa mais um pouco até suspender. Despeje no molde e deixe esfriar. Uma vez completamente resfriado, saia do molde - ele está pronto para uso imediato!
Se você estiver dando de presente ou guardando-o por um tempo, embrulhe as barras em filme plástico transparente ou coloque-as em uma sacola com zíper.
Você tem outros usos para incenso ou mirra?